sexta-feira, 22 de julho de 2011

No centro do caminho tinha um você...

Tinha um você no centro do caminho...
No centro tinha você...
Você sempre no centro...



Egocentrismo;  é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.


A situação é essa, você ta no meio do show da banda mais esperada em séculos no seu pais. Esta bem no centro do local, e tem tanta gente ao redor que você não consegue enxergar mais ninguém além de você mesmo. Você não está sozinho, está com mais alguns amigos, mas está tão cheio que você fala pra eles te seguirem, não perderem o foco de ti, e se falam novamente quando saírem daquela muvuca. Só consegue naquele momento pensar em não deixar que pisem no seu sapato, esbarrem no seu copo, atinjam o seu rosto, etc. Essa seria talvez até uma situação de sobrevivência, né?! Mas a usei para mostrar que é mais ou menos assim que ocorre quando nos centralizamos em todas as situações. A gente se coloca no centro das atenções aleias e só consegue pensar em si próprio, não consegue enxergar os rostos ou necessidades que nos rodeiam.
Com essa falha de caráter, muitas outras são geradas, além do egoismo, a gente cultiva a falsidade, a perversidade. 
O egocentrismo é uma bola de neve, daquelas mesmo de desenho que você rola pela montanha. Ela pode pegar algumas poucas coisas pelo caminho, e no fim destrói a parte mais bonita da cidade. 
O nosso ego, começa atacando a vida daqueles que estão mais próximos, mas suscetíveis a nossos atos, e no fim ou no meio do caminho ele começa a se alastrar, começa a atingir distancias maiores, pessoas que não tem nada a ver. 
Se não fosse o sentimento de auto-suficiência que pessoas com essa característica levam consigo, elas muito provavelmente se entregariam a infelicidade. Infelicidade de causar dor ao outro, de assim, gradativamente ir afastando a amores, amizades...
Quem não passa por uma faze, ou um momento de se achar o centro do universo?!
Até ai, tudo bem. Mas quando você faz disso um estilo de vida, o que fazem aqueles que se preocupam com o caminho que está trilhando?!
E se ninguém disser que "Agora chega", até onde pessoas assim podem ir?! 
Ei! A vida não é assim não!!!
Chega de Ater egos.
Aproveita que você ta ai no centro e olha ao seu redor, vê quantos estão cabisbaixos, quantos estão precisando apenas da sua atenção, e principalmente do seu respeito!
Quando você se ama porque acha que se não o fizer outro não o fará, você acaba tendo razão!
Enquanto você só pensar em fazer suas vontades, você só terá a si mesmo para isso. 
Mas quando você cair, sozinho, será muito mais difícil de levantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário