segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre confiança.


Para falar sobre confiança. já me peguei sem confiança de como começar esse texto.
E descobri o grande paradoxo que esse tema é!
Esse sentimento está em tudo, esta em cada linha desse texto que foi inúmeras vezes apagado e questionado, pela falta de confiança em cada um de seus parágrafos.


Significado de Confiança
s.f. Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro.
Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: 
Segurança: não ter confiança em si.
Crédito: homem de confiança.
Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade.
Até pouco tempo atras, eu exteriorizava a confiança. Muito provavelmente não so eu, achava que era de pura e exclusiva responsabilidade de quem esta entrando na minha vida (Vamos dizer assim.), ou pisava na bola, ou qualquer uma dessas coisas que nos fazem guardar a confiança, sim, porque nos sabemos que a confiança nunca é perdida, ela só é escondida no lugar mais fundo que encontramos dentro de nós e vai sendo retirada dali aos poucos, de acordo com o que o desmerecedor de confiança vai fazendo para nos dar a segurança necessária para tal.
Falando de modo pessoal, eu nunca perdi a confiança em alguém, perdi sim a segurança em, mediante uma grande desilusão, devolver de qualquer jeito algo tão frágil a alguém que eu não sei se cuidará como eu desejo que cuide.  
Até que eu entendi uma grande verdade. A confiança é algo absolutamente interior, individual. É claro que quem esta do seu lado tem de ter zelo, cuidado, consideração. Mas, enquanto nos não temos confiança em nos mesmos, a confiança do outro será sempre muito frágil, muito limitada, sofredora, incerta.
Não importa o que o outro faça, se a confiança não esta dentro de você, nada do que fizerem será suficiente. A gente tem medo de sofrer de novo, de se machucar de novo, de doer, de ficar sem dormir, de se perder, de sonhar com algo a vida toda e resolvendo tornar o sonho em algo mais palpável ver que não dará certo, achar a vida toda que nasceu para algo e descobrir que não, não nasceu para aquilo. A gente não tem confiança em saber que se doer, não doe pra sempre, que um dia a gente volta a dormir, a sorrir, que temos tempo pra sonhar de novo várias outras coisas, e realizar várias outras coisas, e ser várias outras coisas. 
A gente passa a vida buscando segurança. Passamos a vida pisando em ovos. Deixando o tempo passar pra ver se é seguro mesmo entrar em determinadas histórias. Ficamos ali sentados, esperando o que ta por vir, pra ver se não tinha um buraco logo a frente, "Cair? De novo? Não...vou ficar aqui sentado que é mais seguro!" 
Eu cai!! Cai inúmeras vezes, me levantei com o joelhos sagrando, caminhei meio bamba, meio lenta. E pelo caminho encontrei pessoas que me ajudaram a caminhar melhor, encontrei um amor que curou as feridas, não só as dos joelhos, mas as da alma, as do meu coração, que por desamor, por não haver confiança dentro de mim secou, se quebrou. Encontrei uma confiança guardada que não tem nada a ver com as pessoas, tem a ver com um alguém que me ama de forma tão absurda que se entregou por mim. Uma confiança que me fez entender que se eu não quiser, não ha nada que meu namorado, minha mãe, minha amiga, minha irmã as pessoas que querem se aproximar de mim, possam fazer para conquistar minha confiança, porque se eu me fechar, eles não conseguiram. 
A gente tem medo de não estar seguro. Mas eu digo com todo o amor e certeza, que o que a gente ganha arriscando é muito maior do que a gente pode ter perdido em toda a vida até esse momento. 
A gente joga os nossos tesouros fora, porque tem medo de sofrer um pouco, lutar um pouco se entregar. 
Não deixem que isso aconteça. Não joguem fora o amor que você sabe ser o seu grande amor, perdoe. Confie que você é bom o bastante para viver isso, e que tudo que você sabe sobre aquela pessoa não mudou pelo erro, errar, errar é humano, tudo o que aquela pessoa foi, ela ainda é, e talvez, muito provavelmente, é muito mais. Porque o arrependimento, e o perdão, transformam vidas. 
Não deixe que aquele amigo, que sempre, sempre esteve ai, se vá. As pessoas são muito preciosas. E encontrar alguém que sabe o que você quer ou esta sentindo  de ouvir sua voz no telefone é uma dadiva divina.
Não deixe, principalmente, que lutas ou derrotas te afastem do amor de Cristo. Se aproxime, se conforte. Deus tem sempre, sempre o melhor pra nós, mesmo quando a gente olha pros lados e não vê nada, Ele ta lá, Ele sempre vai estar. E enquanto nos consola, acalma nosso coração, nos não sabemos, mas esta fazendo algo muito maior. E sempre chega, e quando chega a gente sente o quanto é maravilhoso ta ali confiando seu coração a Ele.

Eu condicionava muito meus sentimentos e minhas ações ao que as pessoas/situações me ofereciam, ou como eu pensava, me obrigavam. Até que fui colocada numa situação  em que ou eu confiava ou eu perdia tudo. Eu cobrei da pessoa que ela fizesse algo para reconquistar minha confiança, e a pessoa  estava desesperada, sem saber mais o que poderia ser feito para que isso acontecesse. E então, eu aprendi. Era comigo, era em mim, eu tinha que ter confiança em mim, no que eu sou, no que eu tenho a oferecer a pessoa, e claro, a todo o sentimento e história que nos ja tínhamos construído antes de qualquer outra coisa. Tudo ficou mais claro, e na maioria das vezes, mais fácil de lidar. 
Quando você confia em si, fica até mais fácil se olhar no espelho. (Claro que isso não se aplica a dias de TPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário