terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Grito Rock.



Junta a rapidez do meu computador com minha paciencia. E nada Flui.
Deve ser assim que eu quero posso explicar o porque de ainda não ter falado sobre o Maior festival (de musica) Integrado da America Latina.

Aqui no Agita Ai falei sobre a seletiva que ia rolar na Praça do Relogio. Rolou, e eu nem contei como foi!
Isso porque eu só fui em um dos dois dias e não foi nada demais,. Atrasou,o som estava bom, tecnicamente falando. Porque de musica boa mesmo só rolou em 2 das 4 bandas que tocariam por lá. Novos Vinis, com musicas a lá Cachorro Grande (na minha opinião.), que dão aquela vontade de dançar rock, como eles mesmos definem no 
myspace da banda. "É rock cara, simplesmente rock...juvenil, safado e chapado.A outra banda nem precisa se apresentada,já é velha de guerra do cenario Brasilience, 10zer04 pra bater cabeça. Quanto a galera, prefiro nem comentar.
Voltando ao assunto.. Palminhas pra esse projeto, que é bom demais.

Conheça o Grito Rock.
Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão.

A primeira edição do Grito foi pequena. Em um dia de shows, seis bandas locais evidenciaram a proposta de fomento ao som autoral em contraponto ao predominante contexto do “cover” à época. Daí pra frente, o festival foi marcado por uma crescente.
Em 2004 deu-se intercâmbio em nível regional, bandas de Campo Grande foram escaladas para o set list do festival.
Em 2005, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações. Na programação, seis bandas por dia, somando ao todo 24, sendo 03 de Mato Grosso do Sul e 02 de municípios mato-grossenses como Sorriso e Sinop.Em 2006, a consolidação. O surgimento da Associação Brasileira de Festivais (ABRAFIN) e, em especial, do Circuito Fora do Eixo promoveu um boom no que tange a articulação de produtores, refletindo-se na “fuderosa” programação apresentada. Foram então escaladas bandas do norte, nordeste, sudeste, além de várias outras do centro-oeste do país. Foram dez estados representados por vinte e oito bandas. Além da programação, um marco histórico para o circuito se daria ali, quando a primeira reunião de produtores Fora do Eixo pontuaria as três premissas básicas de trabalho do CFE: a circulação de bandas, produtores e jornalistas, a distribuição de produtos culturais e o estímulo à produção de conteúdo através da comunicação.
Em 2007 e 2008 o projeto ganha nova faceta, e é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na rede de ações e o projeto passa a ser realizada em dezenas de cidades no período do carnaval. No primeiro ano foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50.
Agora, em 2009, com uma nova configuração do CFE, agora constuído em Pontos formalmente constituídos, o Grito Rock cresceu ainda mais, atingindo a marca de mais de 80 cidades integradas a rede.


Acompanhe aqui que depois vem a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário