terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre como começar a diferença.

A coisa ruim de trocar de computador é peder todas as boas fontes,encontradas sabe-se lá como, e a coisa boa de trocar o computador é...trocar o computador. Quem conheceu o meu entende minha emoção.
Enfim, não é sobre isso que vou falar... Vou falar de mais um modinha, porém, modinha essa que não deixa ninguém irritado, sofrendo de vergonha alheia ou querendo encher um galpão de bombas e anuciar no local um show de caras de calças coloridas e oculos wayfire.
Então...fim do suspense, o assunto é moda sustentavel. O assunto ta saturado, mãs o planeta ainda ta na merda e se a moda não pegar como o pretinho basico, a parada não vai levar a lugar nenhum. Ai vem alguém me perguntar "Tu é daqueles que não comem carne, né?", e antes que você ai também pense que nesse pequeno espaço de tempo eu virei uma natureba ou mais radical, tatuei 'X' nas mãos. Não, eu sou uma comedora de hamburguers.O que faço em relação a isso é não comer nenhum tipo de carne maluca como dos pobresinhos dos coelhos, de tatu, cobra essas coisas.
Folheando a Gloss li algumas diquinhas basicas que eu, você e o seu visinho podem fazer.
Toda mudança começa por nós:

  1. Feche a torneira ao escovar os dentes e economize 34,5 litros de água por dia. Pense que isso vai ser bom pro planeta e pra sua conta no fim do mês.
  2. Compre menos comida.1/3 de tudo que você compra vai pro lixo.Que tal começar finalmente aquela dieta das segundas?
  3. Apertando a descarca 1 vez a menos por dia, você economiza 45 litros de água. Só que essa dica é meio vaga, porque não dá pra saber em quantas vezes estão baseando essa pesquisa. Também deram a opção de fazer xixi no banho,eu achu meio nojento, no lugar eu economizo no tempo de banho,5 minutos a menos já economizam 45 litros, o que compensa minhas descargas.
  4. Lave as areas com a água que usa na lavagem de roupa e lave os panos de chão em baldes. Nada de ligar torneira e deixar a agua indo pelo ralo. Não sei quanto em litros podemos economizar assim. Isso são práticas aqui de casa.
  5. Use Ecobags e carrinhos nas compras. Não vai ser a maior diferença do mundo, mas alguém tem que começar a mudança né?! Eu já esgotei o estoque de sacolinhasplasticas daqui de casa. Agora vamos usar os sacos de lixo, e ai você pode ter o incrivel raciocinio do meu namorado, "a tá, no lugar de poluir de graça, vai pagar pra poluir!", mas pra sua informação não é bem assim, porque, pra comportar todo o seu lixo você gasta muito mais de uma sacolinha de mercado, enquanto os sacos 1 só já seria o bastante. E outra coisa, os sacos pretos são feitos de material reciclado, é só procurar na embalagem.Recicle! Sacolas recicladas podem virar brinquedos, material de construção e Liiiiindas bolsas!!Como fez a designer Juliana da grife paulista Maria Lixo.

Acreditem a sacola é tipo uma peste do século, levam 400 anos para se decompor e matam tipo, 1 milhão de animais marinhos por ano.
Quer outra forma de ajudar, deixe seu guarda-roupa mais sustentavel, compre de forma consciente. É dificil dar um dica dessas, logo eu que a cada estação surto em novas peças,formatos cores. E a cada estação olho torto para aquela peça gasta. Mãs, as compras inteligentes vieram para salvar minha vida. As fast fashion nos levam a produzir toneladas e toneladas de lixo textil.  Claro, não sei quanto aos outros mais minhas peças aposentadas, vão todas conhecer uma nova familia no ceara. O que antes era brega,careta, coisas do tipo, hoje são intitulados de vintage, retrô.
Comprem o que falta, ou escolham o que realmente quer usar dentre as milhões de coisas que são bombardeadas em nós todo santo desfile. É sério, no fim vai ver que economizou uns trocados, e tem o que precisa pra qualquer situação. E na loucura, chama as amigas pras compras e dividam os itens essênciais entre si.

Pois é...espero que tenham entendido, e espero que tenha tocado o coraçãozinho de vocês. Quer moda elhor pra seguir do que essa?
Agarre-a como um esmalte jade da chanel (Se você não o acha o queridinho de todos os temposm pensa ai em outra coisa qualquer.)
Confira também os links, aqui e aqui.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário